Categorias

Prévia do próximo SQL Server já está disponível para todos

A prévia do SQL Server vNext, a próxima versão do software de banco de dados da Microsoft, já está disponível para download para todos os interessados.

O sucessor do SQL Server 2016 será lançado completo no ano que vem e será a primeira versão da plataforma a chegar simultaneamente para Linux e Windows, com suporte até para macOS.

Nativamente, o SQL Server vNext pode ser utilizado tanto em ambiente Linux quanto Windows e, através de containers Docker, usuários de outros sistemas operacionais também poderão desfrutar de todos os recursos da ferramenta. O modelo de distribuição é uma das grandes apostas da Microsoft para disseminar o produto e, em breve, a prévia também será distribuída através de Azure Virtual Machines e do Docker Hub.

Segundo a Microsoft, esse lançamento “representa um grande passo em nossa jornada para tornar o SQL Server uma verdadeira plataforma de escolha ao longo de diferentes sistemas operacionais, linguagens de desenvolvimento, tipos de dados, servidores e a nuvem”. A estratégia é a consolidação da visão do CEO Satya Nadella, que defende que as ferramentas e produtos da Microsoft devem estar onde o usuário está, independente do ecossistema, uma ruptura com a visão monolítica pró-Windows da era Ballmer no comando da empresa.

Mas os usuários do SQL Server 2016 não foram esquecidos e, durante a Connect(); 2016 também foi anunciado o primeiro service pack para a versão, assim como novas funcionalidades. Para quem tem a edição Express da plataforma, gratuita, a Microsoft trouxe uma excelente novidade: muitos recursos que antes eram restritos da versão paga Enterprise passarão a estar disponíveis também sem custo adicional de licença.