Categorias

Primeira hashtag completa dez anos!

A primeira hashtag da história da internet completou dez anos hoje e o Twitter está promovendo a hashtag #Hashtag10 para celebrar a data.

E não é pra menos: o mecanismo originalmente inventado para agrupar conversações no Twitter acabou crescendo além das fronteiras de sua rede social de origem e virou um componente cultural e de marketing incontrolável.

A ideia surgiu do engenheiro Chris Messina, como um símbolo para identificar e organizar mensagens postadas em torno do mesmo tópico e sugerida para os fundadores do Twitter através da própria rede social. Segundo Messina, Biz Stone, um dos criadores da empresa, reagiu com sarcasmo à proposta e não deu muita bola. Não que isso tenha detido o desenvolvedor e dez anos mais tarde o próprio Stone se mostra grato: “felizmente, Chris não se ofendeu com minha reação, ele simplesmente começou a fazer o que tinha proposto”, revelou o executivo.

Messina explica que se inspirou no IRC para criar a convenção, mas hoje as hashtags estão disseminadas em praticamente todas as redes sociais, são mencionadas em programas de TV, em comerciais, em filmes e até mesmo em conversas. Analistas de marketing abraçaram o conceito para disseminar campanhas e acompanhar resultados, transformando o símbolo em uma poderosa ferramenta analítica.

Seu criador também explica por que não patenteou a invenção ou porque o Twitter não registrou seu uso como exclusivo. De uma forma simples, o desenvolvedor esclarece que “sua criação não foi motivada por lucro, mas pelo desejo de tornar a web melhor e um lugar mais interessante para todos“.