Categorias

Principal concorrente do WhatsApp recebe mais de um milhão de novos usuários

Com o WhatsApp bloqueado pela Justiça até sábado, uma boa parte dos brasileiros está migrando em massa para seu principal rival, o Telegram.

Vinte minutos depois da meia-noite, horário em que começou o bloqueio, o serviço rival já registrava um milhão e meio de novos usuários “e contando” e estava tendo dificuldades para emitir códigos de acesso para todos.

Entretanto, a adesão ao Telegram já havia começado bem antes do início da interrupção do WhatsApp e o nome do concorrente chegou a figurar entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil. Nas primeiras três horas do anúncio da decisão judicial, meio milhão de usuários haviam aberto conta no Telegram.

No meio da madrugada, a equipe do Telegram informou pelo Twitter que os principais canais de SMS pararam por completo de enviar SMS para o Brasil, tamanho o volume de solicitações de códigos de acesso para o aplicativo de mensagens. O Telegram informou que o problema já estava sendo resolvido, mas desde então não voltou a publicar mensagens na rede social e não se sabe o status atual de novos assinantes.

O Telegram é um dos principais concorrentes do WhatsApp no Brasil e no mundo, embora haja diversas alternativas no campo dos aplicativos de mensagens. Até a meia-noite de sábado, é esperado um pico de adesões em todos eles. Apesar da explosão de assinaturas, o Telegram respondeu pelo Twitter que “prefere um crescimento natural a tais picos”.