Ashampoo Spectre Meltdown CPU Checker
Categorias

Programa gratuito da Ashampoo verifica PCs contra falhas Meltdown e Spectre

As falhas Meltdown e Spectre foram descobertas recentemente, e afetam processadores de computadores e dispositivos diversos do mundo todo. Segundo algumas estimativas, as duas falhas afetam computadores fabricados nos últimos 20 anos. Segundo outras estimativas, são bilhões de dispositivos afetados.

Obviamente, trata-se de vulnerabilidades perigosíssimas, através das quais é possível que pessoas mal intencionadas leiam partes da memória do kernel do sistema operacional. A falha Meltdown, por exemplo, afeta principalmente processadores da Intel (mas AMD e ARM também são afetados), e diversas fabricantes e desenvolvedoras de softwares estão trabalhando arduamente para lançar patches de correção para seus sistemas.

As duas falhas são difíceis de serem identificadas, e sua correção é ainda mais difícil. Elas permitem, por exemplo, o acesso não autorizado por pessoas mal intencionadas a informações particulares do usuário.

Ashampoo Spectre Meltdown CPU Checker

Enfim, são duas falhas gravíssimas, e identificar se sua máquina está vulnerável a elas é possível, embora o trabalho para tanto envolva uma tarefa verdadeiramente hercúlea, a qual exige inclusive a execução de alguns scripts.

Pois bem, a desenvolvedora de software alemã Ashampoo lançou um aplicativo gratuito muito interessante. O “Ashampoo Spectre Meltdown CPU Checker” já está disponível para download, e verifica rapidamente se seu processador está ou não vulnerável.

É tudo bastante simples, e não é preciso nem mesmo instalar o programa: tudo o que temos em mãos é um pequeno executável, com cerca de 700KB, que diz rapidamente se estamos ou não vulneráveis. O “Ashampoo Spectre Meltdown CPU Checker”, além disso, conta com tradução para o português do Brasil.

Baixe agora, e fique atento.