Categorias

Programação por Interface gráfica

Um software desenvolvido no Brasil promete revolucionar a forma como se desenvolve sistemas e acabar com as confusas linguagens de programação. A solução proposta pelo Maker, da empresa baiana Softwell, é simples: a partir de uma interface gráfica, leigos poderão criar programas sem entender de Java, Delphi, SQL ou qualquer linguagem. É o equivalente a migrar do antigo DOS para a plataforma Windows.

Veja amostra em: https://www.youtube.com/watch?v=zqJ5Cg0MEv0
Veja imagem em: https://popnews.files.wordpress.com/2007/08/maker_interna.jpg?w=292&h=280

O programa levou cinco anos para ser desenvolvido e envolveu o trabalho de 1,2 mil pessoas. Ainda não está definido o preço com que chegará ao mercado, ainda no segundo semestre. O lançamento nos Estados Unidos e Europa está previsto até o fim de 2007.

Segundo o presidente da Softwell e criador do Maker, Wellington Freire, o mérito do programa é integrar as linguagens de programação e, com isso, reduzir o tempo de produção e a quantidade de pessoas no desenvolvimento de sistemas. “Em testes internos, aumentamos a velocidade de produção em 60 vezes, o que, no fim das contas, significa redução de custos”, afirma.

O Maker tem 180 ferramentas geradoras de código, mais que qualquer outro programa, de acordo com Freire. “Ele foi criado para qualquer um desenvolver sistemas complexos, integrados à Web.”

A versão comercial do Maker a ser lançada é a 2.3. Atualizações beta do software são testadas desde 2003.

Com informações de Blog PopNews.