Categorias

Projeto Aquaman: Cristal poderia deixar que seres humanos respirem embaixo d’água

Cientistas na Dinamarca desenvolveram uma substância cristalina tão poderosa que absorve o oxigênio e permite respirar debaixo d’água.

Parece algo saído de um filme de ficção científica, mas é verdade. Descoberto pela primeira vez no ano passado, o “Cristal Aquaman” pode puxar todo o oxigênio de uma sala com poucos grãos. E ele pode liberar oxigênio quando e onde for necessário.

“Isso pode ser valioso para pacientes [com problemas] pulmonares que hoje carregam pesados tanques de oxigênio com eles”, disse a professora Christine McKenzie.

Mergulhadores também podem um dia ser capazes de deixar os tanques de oxigênio em casa e conseguir oxigênio a partir deste material, que “filtra” e concentra o oxigênio do ambiente que está, seja ar ou água.

freediving

Alguns grãos contêm oxigênio suficiente para uma respiração, e como o material pode absorver o oxigênio da água em torno do mergulhador e fornecê-lo, a pessoa não vai precisar levar mais do que estes poucos grãos para um mergulho.

Apenas uma colher de chá desses cristais seria equivalente ao oxigênio de 3 tubos pressurizados ou o suficiente pra sugar todo o oxigênio de um quarto.

O cristal ainda está em desenvolvimento na University of Southern Denmark e alguns equipamentos para medir o gás dele estão sendo feitos na Austrália.