Categorias

Projeto da Microsoft transforma câmera de smartphones em scanner 3D

MobileFusion é o novo projeto do Microsoft Research que pretende revolucionar a forma como você usa a câmera do seu smartphone.

A tecnologia experimental permite transformar a câmera de qualquer aparelho em um scanner 3D, apenas girando o dispositivo em volta do objeto que se deseja capturar. O resultado é um arquivo que pode ser impresso em uma impressora 3D.

Confira o vídeo de demonstração, usando um iPhone:

A grande vantagem do projeto criado por Peter Ondruska para a Microsoft em relação a tecnologias similares é que no MobileFusion não são necessários nem um hardware adicional nem uma conexão com a Internet. Qualquer smartphone, seja baseado em iOS, Android ou Windows é capaz de executar a tarefa e todo o processamento da imagem tridimensional é realizado pelo próprio aparelho.

“O que esse sistema efetivamente nos permite é tirar algo similar a uma fotografia, mas é um objeto totalmente em 3D”, explicou Ondruska no blog da Technet. O objeto escaneado dessa forma já está pronto para ser impresso ou utilizado em aplicações de realidade aumentada.

Parte da equipe de Ondruska trabalhou em um projeto semelhante, o Kinect Fusion, que utilizava o poder de escaneamento de ambiente do Microsoft Kinect para mapear casas, escritórios ou pessoas. Entretanto, a tecnologia exigia o uso de um PC e de um sensor Kinect. O MobileFusion traz o conceito para um dispositivo que já se tornou onipresente no cotidiano.

“O grande ponto de partida foi pegar esse sensor que todo mundo tem seu bolso, que é a câmera que você tem no seu telefone móvel”, afirmou Shahram Izadi, um dos envolvidos nos dois projetos. O MobileFusion será apresentado em um congresso em Outubro, mas, por enquanto não há planos para uma versão pública da tecnologia.