Categorias

Projeto que usa GIFs vence Hackathon da Rede Globo

Depois de 33 horas de confinamento na casa do Big Brother Brasil, com o país inteiro assistindo via streaming, terminou o segundo Hackathon da Rede Globo.

O time 3 e seu projeto que usa GIFs animados automáticos para chamadas de notícias foi o grande vencedor da competição e seus integrantes ganharam uma viagem com tudo pago para o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Ezequiel França, Guilherme Gonzalez, Bruno Lemos, Fábien Oliveira e Ivan Seidel foram escolhidos ao acaso para comporem a terceira das dez equipes presentes na maratona de programação e desenvolvimento. A disputa se iniciou às 9 da manhã do Sábado e só foi concluída às 18 horas do Domingo, com direito a muita junk food, energéticos, ideias mas pouco sono.

O projeto vencedor foi batizado de GINFO e permitia gerar, através da interpretação de palavras-chaves, imagens e vídeos,  um GIF animado automatizado que funcionaria como um resumo para as notícias do portal da Globo.com. Através do GIF, o usuário poderia ter uma prévia da matéria antes de clicar para acessar o conteúdo completo. Uma comissão julgadora analisou todos os 10 projetos e deu a vitória para o time 3.

“Quando ganhamos a menção honrosa, eu fiquei surpreso. Esperava ganhar no máximo o terceiro lugar. Estou muito feliz!”, confessou Ezequiel França. Mas Ivan Seidel, outro dos ganhadores, ofereceu o melhor resumo da proposta do Hackathon: “É ótimo ganhar, é claro, mas o mais importante é participar e aprender mais com todo mundo”. Para a emissora, a competição funciona como um celeiro de ideias e profissionais que poderão ser aproveitados posteriormente nos portais que controla e na área de TI de suas operações.

Após o anúncio da vitória, como ninguém é de ferro, a equipe campeã aproveitou para dar um mergulho na piscina do BBB, de roupa e tudo, repetindo a travessura dos vencedores da edição passada. Integrantes de outros times se juntaram à celebração e a competição terminou em uma grande confraternização e celebração do espírito empreendedor.