Prompt de Comando
Categorias

Prompt de Comando será aposentado do Windows 10

Se você é da época dos comandos em DOS, vai até bater uma dor no peito agora: o Prompt de Comando está com os dias contados na estratégia futura da Microsoft.

As atuais versões de teste do Windows 10 disponíveis já estão substituindo o recurso pelo Powershell em diversos atalhos onde ele era encontrado anteriormente.

A Build 14791 que servirá para a atualização Creative Update do sistema operacional no ano que vem já remove o acesso ao Prompt de Comando no menu que surge com o atalho WIN + X, no menu de contexto e no menu Arquivo do Explorador de Arquivos, colocando o Powershell como opção para o usuário. Isso não significa que o Prompt de Comando esteja sendo extinto: ainda é possível acessar a funcionalidade, por exemplo, através do menu Executar, digitando o comando “cmd”. Pelo menos, por enquanto.

Para quem não ficar satisfeito com as mudanças, Dona Sarkar, diretora do Windows Insider Program, explica que é possível restaurar pelo menos um dos atalhos anteriores. Para reativar o Prompt de Comando como opção no menu do WIN+X, o usuário deve ir em Configurações | Personalização | Barra de Tarefas e desativar a opção que substitui o Prompt de Comando pelo Powershell. Essa opção já existe no Windows 10 usado pela maioria dos usuários, mas ela é desabilitada por padrão. No futuro, o padrão passará a ser o contrário.

powershell-prompt