Categorias

Próximo Safari para Mac esconderá URLs de sites

Os endereços da Web podem ser inchado com o texto incompreensível , e uma demo mostra a Apple provavelmente irá dobrar mais de um endereço de distância, na próxima Safari. Esperar pushback : URLs pode ser útil também.

O Google começou a testar a ideia de esconder endereços da Web completos em seu navegador Chrome, e parece que a Apple vai seguir o mesmo caminho com o Safari para Mac.

Na sua Worldwide Developers Conference desta semana, a Apple mostrou a nova versão do Safari previsto para ser lançado ainda este ano no OS X 10.10, o Yosemite. Embora a Apple não tenha mencionado o recurso, ele ficou evidente quando a página da Wikipedia mostrada na demo tinha apenas “en.wikipedia.org” em vez do endereço completo “https://en.wikipedia.org/wiki/Ansel_Adams”.

safari-os-x-hides-full-url

Assim como acontece com a abordagem do Google, o endereço completo pode ser revelado para aqueles que querem ver – pelo menos foi o que pareceu na demo Apple. No Safari para iOS 7, a Apple já esconde a URL completa.

A mudança ainda é muito importante, uma vez que os endereço são uma parte fundamental do funcionamento da Web, e muitos se opuseram à abordagem do Chrome. Basta saber se será assim com a mudança do Safari também.

URLs podem ser úteis de outras maneiras também: O The New York Times, por exemplo, usa uma estrutura que reflete a data da publicação de uma notícia, e a abordagem do Google e da Apple esconderia a distinção entre “codigofonte.com.br ” e “codigofonte/secao/noticias”, por exemplo.