Categorias

Qualcomm rejeita oferta bilionária da Broadcom

A indústria de tecnologia ficou perplexa com a oferta bilionária que a Broadcom fez pela rival Qualcomm na semana passada, mas a proposta foi oficialmente recusada no final da tarde desta segunda-feira.

A Broadcom estava disposta a pagar o equivalente a 130 bilhões de dólares, a maior quantia já registrada na História, em prol de uma fusão para criar um império que se tornaria o terceiro maior gigante de produção de chips do mundo.

Em um comunicado lacônico, o conselho diretor da Qualcomm rejeitou a oferta e afirmou que ela “dramaticamente desvaloriza” a empresa, além de não atender aos “melhores interesses dos acionistas”.

O CEO Steve Mollenkopf confirmou a decisão e explicou os motivos: “Nenhuma empresa está melhor posicionada em mobile, IoT, automotivo, computação de ponta e redes dentro da indústria de semicondutores. Confiamos em nossa capacidade de criar um valor adicional significativo para nossos acionistas, enquanto continuamos nosso crescimento nesses segmentos atraentes e lideramos a transição para 5G”.

Até o momento, a Broadcom não se manifestou sobre o resultado fracassado de sua proposta. Fontes consultadas pela agência de notícias Reuters indicaram que a fabricante de chips estaria disposta a aumentar a oferta para tentar convencer a Qualcomm, mas também há rumores de uma tomada hostil, com a Broadcom posicionando figuras influentes dentro do conselho diretor da rival para iniciar uma fusão no futuro.