Ciberataque
Categorias

Qualquer pessoa pode comprar o malware utilizado no ataque à Sony

Um dos maiores ciberataques da história aconteceu no final de 2014, e teve como alvo a Sony Pictures. Agora, o malware usado na ocasião pode ser adquirido por qualquer pessoa, por “meros” US$ 30 mil.

O ex-hacker Jon Miller fez tal afirmação ao programa “60 Minutes”, ocasião em que também afirmou ter sido contactado por um hacker russo em posse de outros malwares, para venda.

O malware usado no ataque à Sony se encontra à venda em sites da deep web, segundo Miller, e o pagamento pode ser realizado através de Bitcoins.

Ciberataque

Ainda segundo Miller, o malware utilizado no ataque à empresa não foi desenvolvido sob medida, ou seja, estaríamos observando um caso onde existe a possibilidade de software malicioso ter sido adquirido no mercado negro online, software este que poderia ser utilizado em outros tipos de ataques, com alvos diferentes (o ex-hacker chega a dizer que poderia adquirir exploits semelhantes facilmente, de hackers russos).

Esta não é a primeira menção ao mercado de malwares. Kevin Mitnick, outro hacker famoso, também mantém um site através do qual vende exploits, para quem estiver disposto a pagar a “bagatela” de US$ 100 mil. O serviço a princípio não tem finalidades criminosas, entretanto, nada impede que os compradores usem as ferramentas que são adquiridas para o que bem entenderem.

Em relação à Sony, Jon Miller também diz que provavelmente existem de 3 a 5 mil pessoas capazes de repetir o mesmo ataque, atualmente.