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Quatro das seis grandes operadoras de TV por assinatura não cumpriram metas da Anatel

Operadoras de TV descumpriram metas da Anatel

A maioria das operadoras de TV por assinatura campeãs de reclamações em 2012 não atingiu as metas de melhoria estipuladas pela Anatel. Vivo TV e Net foram as únicas destas operadoras que cumpriram as metas da Anatel. CTBC TV, GVT, Sky e Oi ficaram abaixo do esperado.

No fim do ano passado, a Anatel exigiu que as companhias fizessem melhorias em seus serviços de TV por assinatura, dado o excessivo número de reclamações feitas pelos usuários. Através dos Planos de Ação das Prestadoras de TV, a Anatel pretendia diminuir o número para 0,65 reclamação a cada mil assinantes

As informações vem do primeiro relatório de acompanhamento dos Planos de Ação, que reuniu os dados que as empresas apresentaram nas duas últimas semanas de fevereiro. Na reunião, as empresas apresentaram as ações já concluídas e o status das ações iniciadas.

De uma forma geral, a Anatel entendeu que as operadoras estão implementando as medidas descritas nos Planos, mas devem continuar dedicando recursos para a melhoria na qualidade dos serviços. A próxima reunião para análise das melhorias está prevista para abril.

A Anatel está tomando essas medidas porque a maioria das queixas dos clientes, no ano passado, se referiam a cobrança (35,07%), cancelamento (16,42%), reparo (13,95%), instalação (7,75%), atendimento (7,20%) e programação (6,22%), totalizando a quantia de 86,6% das reclamações.

Somando os valores prometidos pelas companhias, o setor de TV por assinatura deve receber investimentos de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, este ano.