Categorias

Que arquivos você anda baixando na internet?

Apareceu a lista no site? Ou você está limpo?
O site youhavedownloaded.com sabe o que você andou baixando na internet. Duvida? Faça o teste: acesse a página e veja se não tem algo suspeito por ali. As chances são grandes que o site acerte, se você ou alguém na sua rede baixou arquivos piratas. O serviço já conta com registros de 50 milhões de IPs únicos que estiveram envolvidos em algum tipo de download ilegal nas últimas semanas.

O que o sistema faz é disponibilizar de forma pública aquilo que as empresas produtoras de filmes, jogos e programas já sabem há muito tempo: o destino exato para onde vai a pirataria online. Quando um usuário participa de uma rede de troca de arquivos P2P, informações como endereço de internet, horário, identificação do computador, dados do navegador e outras informações podem ser armazenadas e recuperadas.

Segundo um de seus criadores, o russo residente na Filadélfia Suren Ter-Saakov, youhavedownloaded.com está indexando 20% das atividades de compartilhamento de arquivos da web. Ele sustenta que o site não tem fins lucrativos ou o propósito de coibir a pirataria, funcionando apenas como uma prova de conceito. “Se nós quiséssemos torná-lo mais sofisticado ou torná-lo capaz de rastrear uma parcela maior dos usuários de compartilhamento, se tornaria mais caro, e nós não vemos razão para isso.”

O sistema tem suas limitações, uma vez que não está preparado para lidar com usuários que possuem um IP dinâmico que muda de tempos em tempos ou com aqueles que acessam a Internet através de uma rede compartilhada. Mas já tem gerado pedidos desesperados para remoção de dados. “Um garoto escreveu e pediu para ter suas informações removidas porque ele estava baixando pornografia e estava com medo de que seus pais conseguissem ver que tipo de filmes ele tinha baixado”.

O serviço até permite que os dados sobre um determinado IP sejam apagados, mas alerta que essas informações são públicas.

.