Categorias

Racha no desenvolvimento do Bitcoin faz surgir nova moeda virtual

Um grupo de desenvolvedores do Bitcoin se afastou do projeto para fundar sua própria moeda digital: o Decred.

A nova moeda seria uma resposta a problemas encontrados nos bastidores do Bitcoin, como falta de transparência nas decisões e o atual modelo de financiamento.

Segundo Jacob Yocom-Piatt, que encabeça a cisão que criou o Decred, “muitas pessoas podem não saber que apesar da descentralização tecnológica que o Bitcoin trouxe ao mundo, há problemas sérios e crescentes de centralização que comandam as decisões feitas sobre o futuro e o presente do projeto”.

Yocom-Piatt denuncia: “o Bitcoin é controlado por um pequeno grupo de pessoas que decidem exclusivamente o que pode e o que não pode ser mudado. O resultado disso é que o desenvolvimento do Bitcoin é financiado por entidades externas que criam conflitos de interesse entre os desenvolvedores e o poder representativo da comunidade que usa o Bitcoin”.

Para tentar alterar esse cenário, esse grupo de dissidentes resolveu fundar o Decred. Para Christina Jepson, uma das desenvolvedoras envolvidas na iniciativa, “a intenção não é atacar o que nós temos atualmente no Bitcoin, nós queremos reconhecer o que foi bem feito, mas nós queremos pegar isso e aperfeiçoar o que achamos que pode ser melhorado. Esse é o espírito que deu início à tecnologia”.