Categorias

Ramificações da Austrália e Indonésia do Anonymous podem iniciar ciberguerra em breve

Duas ramificações do Anonymous estão prestes a entrar em conflito cibernético. A facção australiana publicou um vídeo no YouTube, deixando bem claro para a facção da Indonésia que se eles não pararem os ataques a civis da Austrália, haverá uma ciberguerra.

O problema começou quando alguns documentos revelados por Edward Snowden afirmaram que autoridades australianas estariam ligadas à rede de espionagem dos EUA, e a Indonésia era um de seus principais alvos. O país é o maior arquipélago do mundo, e é um dos principais parceiros comerciais da Austrália.

Por conta disso, o embaixador australiano no país foi chamado para prestar esclarecimentos, mas alguns usuários que afirmam ser parte do Anonymous Indonésia passaram a atacar sites de empresas australianas. Dentre esses sites, incluem-se uma lavanderia e uma empresa de aluguel de castelinhos infláveis.

As mensagens deixadas nesses sites pediam, basicamente, para que os australianos deixassem de espionar a Indonésia. Contudo, o Anonymous Austrália postou o vídeo, onde afirmou que os sites atacados não são ligados ao governo australiano, e devem ser deixados em paz. Além disso, eles ainda publicaram uma lista com sites ligados às autoridades locais, para que estes se tornem alvos dos ataques dos indonésios.

Uma das principais características do Anonymous é que o grupo não tem um controle centralizado, e provavelmente isso que faz com que haja atritos entre os grupos. De acordo com o site Tech In Asia, alguns membros do Anonymous Indonésia haviam pedido que os ataques fossem direcionados a sites ligados ao governo australiano, e páginas que não possuíssem esse tipo de relação não deveriam ser atacadas. Isso pode significar que as ações recentes, na verdade, foram ações individuais.

Confira o vídeo publicado pelo Anonyomus Austrália (em inglês):