Categorias

Raspberry Pi 3 traz suporte a Bluetooth e Wi-Fi

Celebrando seu quarto aniversário, a Raspberry Pi Foundation anunciou o Raspberry Pi 3, finalmente trazendo suporte a Bluetooth e Wi-Fi.

Apesar da atualização maciça, o mini-computador econômico continua custando os mesmos 35 dólares da versão anterior.

Suporte a Bluetooth e Wi-Fi são funcionalidades que estavam no topo das listas de sugestões dos entusiastas da plataforma. Com a adição, agora é possível conectar a placa de processamento sem fio com diferentes dispositivos, desde sensores a mouses e teclados, expandindo drasticamente o potencial de uso do Raspberry Pi. Confira o vídeo de apresentação do novo modelo:

A fundação justificou que precisou aguardar uma série de eventos para conseguir adicionar o suporte necessário sem elevar o custo final do Raspberry Pi 3. A queda do preço dos componentes no mercado internacional e o aumento da equipe de desenvolvimento foram fundamentais para essa evolução. No ano passado, no lançamento da Raspberry Pi 2, o time responsável contava com apenas seis engenheiros. Um ano depois, esse número subiu para algo em torno de 30 e 40.

O Raspberry Pi 3 também é mais veloz que seu antecessor, saltando do processador de 900MHz e 32-bits de 2015, para um quad-core 1.2GHz ARM Cortex-A53,  de 64-bits. Embora a memória de 1GB de RAM não tenha sofrido alteração, a mudança de processador deve tornar o novo modelo até 50% mais rápido.