Categorias

Record, Rede TV e SBT vão voltar para os planos de TV por assinatura

A estratégia de sair dos planos de TV por assinatura não surtiu o resultado desejado e Record, Rede TV e SBT já estão preparando um retorno provisório para a grade das operadoras.

Segundo o site Proteste, de defesa do consumidor, a Simba Content, que administra a aliança dos canais de TV aberta, está negociando novos valores para encerrar a briga com NET, Claro e Sky.

Oficialmente, a mudança de posicionamento foi motivada “pensando nos consumidores, para que eles não continuem sendo prejudicados enquanto as negociações com as operadoras não são concluídas”. Nos bastidores, comenta-se, entretanto que a audiência dos três canais despencou com o encerramento da TV analógica na Grande São Paulo e a saída dos planos de TV por assinatura. Os anunciantes teriam pressionado e a Simba voltou à mesa de negociações com uma proposta bem abaixo da exigida anteriormente.

De acordo com o jornalista Daniel Castro, do Notícias da TV, do UOL, enquanto a Simba começou o ano pedindo das operadoras o equivalente a R$15 por assinante pelos direitos de distribuição do conteúdo produzido por Record, Rede TV e SBT, agora já está pedindo somente 10% desse valor, ou seja, R$1,50 por usuário. As operadoras seguem barganhando e pretendem que o valor cobrado baixe para a casa dos centavos.

Em meio ao novo impasse, a Simba cedeu e permitiu que os canais abertos voltassem a ser oferecidos aos assinantes em regime provisório, como um sinal de boa vontade. Em cidades de Goiás, onde o sinal analógico foi desligado, as emissoras que fazem parte da aliança sequer foram removidas dos planos de TV por assinatura.