Categorias

Rede neural quer melhorar as animações nos jogos eletrônicos

Problemas de animação em jogos eletrônicos, como aconteceram com Mass Effect: Andromeda recentemente, podem virar coisa do passado com essa nova tecnologia de rede neural.

O projeto acadêmico emprega Inteligência Artificial para produzir movimentos fluidos e similares aos humanos sem a necessidade de captura de movimentos adicionais, a partir de um banco de animações.

A iniciativa é resultado de uma colaboração entre a Universidade de Edinburgh, no Reino Unido e a empresa privada Method Studio e funciona a partir da análise de clipes de movimentação em diferentes circunstâncias. O algoritmo de aprendizado absorve as características do movimento de acordo com a estrutura do avatar, tipo de terreno e situação criada e se torna capaz de inferir como seria um movimento parecido em outro contexto e criando automaticamente as transições entre uma ação e outra. Confira o vídeo explicando a tecnologia:

“Uma vez que nosso método é conduzido por dados, o personagem não executa simplesmente uma animação de pulo”, explica um dos pesquisadores, citando um exemplo no vídeo, “ele ajusta seus movimentos continuamente baseado na altura do obstáculo”, complementa. A técnica poderia ser empregada na indústria dos jogos para economizar tempo para os responsáveis pelas animações e os profissionais de captura de movimento.