Categorias

Redes neurais da Nvidia conseguem criar rostos reais

Pesquisadores da Nvidia desenvolveram uma tecnologia de redes neurais que consegue criar rostos humanos reais praticamente perfeitos em alta resolução a partir de uma base de dados de imagens de pessoas famosas.

O resultado são faces de pessoas que nunca existiram, geradas randomicamente através de algoritmos, que poderiam muito bem ser confundidas com fotos de indivíduos autênticos.

A façanha é atingida ao se colocar duas redes neurais diferentes em conflito: a primeira é responsável pela geração das imagens, enquanto a segunda testa os resultados e os rebate de volta, gerando uma troca que leva a produção de “imagens de qualidade sem precedentes”, nas palavras dos próprios desenvolvedores. Os resultados finais levam dias para serem gerados mas certamente impressionam, como aparecem no vídeo divulgado na última sexta-feira:

No artigo publicado (PDF), os pesquisadores explicam que o processo é “uma nova metodologia de treinamento para redes adversárias generativas. A idéia-chave é aumentar tanto o gerador quanto o discriminador progressivamente, começando a partir de imagens de baixa resolução e adicionando novas camadas que lidam com detalhes de resolução mais alta à medida que o treinamento avança”.

De acordo com a Nvidia, as redes neurais em confronto ajudam a estabilizar o treinamento. E a tecnologia pode ser aplicada para a criação de imagens estáticas de objetos e cenários também, não apenas rostos humanos.