Categorias

‘Rei do Spam’ é preso nos Estados Unidos

Uma notícia divulgada hoje nos Estados Unidos deve provocar em milhões de internautas a sensação de “justiça feita”. A polícia federal norte-americana prendeu Robert Alan Soloway, 27, conhecido como “rei do spam”.

Soloway, que mora em Seattle, foi preso ontem sob diversas acusações, incluindo fraudes relacionadas ao envio de e-mails (com os chamados spams, malas diretas virtuais que lotam as caixas de entrada dos internautas), apropriação de identidades alheias e lavagem de dinheiro. Para disseminar mensagens pela rede, ele teria usado redes de computadores “escravos” –ou “zumbis”, que realizam ordens enviadas por outro computador sem que seu proprietário saiba.

Ele foi indiciado e responderá na Corte Federal de Washington. Segundo o promotor Jeffrey C. Sullivan, Soloway tem operado seu esquema ilegal desde novembro de 2003. Ele declarou-se inocente de todas as acusações.

“[A prisão] é uma boa notícia para os usuários”, afirmou John Levine, integrante da Coalizão Contra E-Mails Comerciais Não-Solicitados (Cauce, na sigla em inglês). “Soloway tem ridicularizado a comunidade antispam e as autoridades federais por anos, desafiando-os a encontrá-lo. Finalmente o fizeram.”

Segundo Levine, a demora em prender o “rei do spam” se deveu ao detalhismo das autoridades em relação à investigação e às acusações. Soloway já havia perdido um processo de US$ 7 milhões contra a Microsoft em 2005, mas manteve suas atividades.

Além de prender Soloway (que vivia em um luxuoso apartamento e tem, entre outros carros, um Mercedes conversível), o governo tenta recuperar US$ 773 mil que o acusado teria obtido com seu negócio fraudulento.

Outro desafio está no caminho dos promotores norte-americanos: educar e informar o júri e as partes envolvidas sobre as especificidades dos crimes tecnológicos. “É um pouco mais complicado do que ‘um homem vai a um banco com uma arma e rouba dinheiro'”, comparou Levine.

Com informações de Folha Online.