Categorias

Relatório financeiro da Apple: SmartWatch vendeu bem, mas iPad teve queda

Hoje é o dia no trimestre que outras empresas ficam com inveja do relatório financeiro da Apple enquanto investidores não ficam muito satisfeitos com os resultados.

A receita no terceiro trimestre ficou apenas em linha com as expectativas, não maior nem menor. E as vendas do iPhone ficaram cerca de 2 milhões a menos do que Wall Street esperava.

E o Apple Watch? Um mistério. A empresa não deu números de vendas sólidos para o dispositivo, embora Tim Cook tenha sugerido que ele já é um negócio de US$ 1 bilhão, garantindo aos analistas e investidores que as possibilidades para o relógio eram “enormes”.

ipad-iphone-apple

“Nós batemos nossas expectativas internas” para o Watch, disse o diretor financeiro da empresa, Luca Maestri, acrescentando que o número de relógios vendidos nas primeiras nove semanas foi maior que o número de iPhones ou iPads que a empresa vendeu em um período comparável após eles terem sido lançados.

Mesmo que menos do que o esperado, o iPhone ainda teve um terceiro trimestre bastante sólido, vendendo 47,5 milhões de unidades, com uma receita líquida de US$ 31.4 bilhões. As vendas na China foram particularmente boas, dobrando desde o ano passado.

Enquanto isso as vendas do Mac atingiram 4,8 milhões de unidades, um aumento de 9%, e a empresa vendeu 10.9 milhões de iPads, uma queda preocupante de 18%.

Mas mesmo com um bom trimestre, investidores não ficaram satisfeitos e as ações da Apple caíram 7,48% nas negociações.

Será que dá para a empresa se recuperar no próximo trimestre?