Categorias

RIM faz nova jogada para atrair desenvolvedores

RIM busca desenvolvedores para o BlackBerry 10

Apesar de o lançamento dos dispositivos com o BlackBerry 10 ainda estar um pouco longe, a RIM está fazendo bastante barulho sobre o sistema – em parte, para garantir que os potenciais compradores não esqueçam que o sistema chegará em breve, mas também para tentar atrair os desenvolvedores, e, consequentemente, garantir que o sistema chegará com um ecossistema de aplicativos já estabelecido.

A última jogada da companhia foi “cortejar” os desenvolvedores da Titanium, que fazem uso da popular plataforma de desenvolvimento de aplicativos Appcelerator, para converter seus aplicativos para o BlackBerry 10.

Uma versão prévia do SDK para converter aplicativos para o BlackBerry 10 será lançada pela Titanium em 7 de dezembro. A RIM também oferece incentivos para os desenvolvedores da Titanium converterem seus próprios aplicativos bara o BB10:

– os primeiros 1000 desenvolvedores receberão um dispositivo de testes BlackBerry Dev Alpha, até os aplicativos serem enviados para revisão na BlackBerry App World;

– cerca de 10 mil desenvolvedores vão receber um ano grátis na Appcelerator Cloud Services e Analytics,  até os aplicativos estarem disponíveis para venda na BlackBerry App World;

– aplicativos enviados podem ser classificados para o Comitê de Desenvolvedores BlackBerry 10k

A RIM acredita que as capacidades da plataforma da Titanium vai permitir que os desenvolvedores reutilizem entre 65 e 90% de seus códigos originais para converter apps de plataformas rivais, como o iOS e Android, para o BlackBerry 10.

A companhia também anunciou uma versão do BlackBerry Dev Alpha com o teclado QWERTY, para que os desenvolvedores possam testar os aplicativos no hardware tradicional do BlackBerry.