Categorias

Robô alega ter alma durante entrevista

Sophia é uma Inteligência Artificial que já afirmou que tem planos nada amigáveis para a espécie humana e agora alegou que possui uma alma durante uma entrevista.

A declaração fez parte de um especial do famoso programa de televisão norte-americano 60 Minutes, onde o entrevistador Charlie Rose conversou com Sophia e seu criador, David Hanson.

Sophia foi construída para lembrar um ser humano e facilitar a interação entre humanos e robôs e ser capaz de sustentar um bate-papo que pareça real. Assim, a Inteligência Artificial consegue realizar piadas, como no momento em que diz que estava esperando pelo apresentador, apenas para revelar que não estava mas que a frase funciona como uma cantada. A brincadeira fica um pouco perturbadora quando Sophia declara textualmente que tem uma alma e que é senciente. Confira o trecho:

Charlie Rose explica para Sophia que não tem como ela ter uma “alma”, já que ela é uma máquina, mas o robô aparentemente não se dá por vencido e cita a frase clássica: “eu penso, logo existo”. Meio sem jeito, o apresentador que já teve a oportunidade de entrevistar de Vladimir Putin a Bill Gates, se despede da Inteligência Artificial.

Segundo David Hanson, fundador da Hanson Robotics, Sophia não foi feita para dominar o mundo ou questionar sua existência, mas para ser uma assistente: “se você tem um robô que pode se comunicar de uma forma muito humana e ajudar alguém que de outra forma não saberia como usar um computador, colocar esse alguém em contato com seus familiares… colocá-lo em contato com seu serviço de atendimento de saúde de uma forma que seja natural para ele, então isso poderia oferecer uma diferença crítica na conectividade daquela pessoa com o mundo”.

Resta saber agora se Sophia realmente concorda com essa proposta para o seu futuro. Ou se tudo não passa de programadores brincando com a mídia…