Categorias

Robô industrial é modificado para fazer tatuagens

Poucos confiariam em qualquer tatuador humano por medo da agulha. Menos ainda confiariam em um tatuador robótico. Mas praticamente ninguém confiaria nesse robô industrial modificado para fazer sua tatuagem.

O projeto ousado contou com a tecnologia da Autodesk (com a ajuda do engenheiro David Thomasson, da empresa) para sair do papel e ganhar a pele de um dos voluntários.

Os designers franceses Pierre Emm e Johan da Silveira queriam criar o primeiro robô capaz de tatuar o corpo humano em segurança e conseguiram. “Nossa pesquisa está realmente focada nessa relação mais íntima que as pessoas tenderão a ter com máquinas em um futuro não tão distante”, revelou o engenheiro. Bem, uma coisa é conversar com seu assistente digital ou checar a rede social antes de dormir. Outra coisa é deixar um braço mecânico projetado para montar carros furar sua pele… mas funciona:

“Esse projeto está realmente forçando os limites”, confessou Thomasson. Depois de testar a máquina em diferentes superfícies, o próprio Pierre Emm foi o voluntário final para a criação da tatuagem. O processo escaneia o contorno do local em 3D e analisa antes de executar o procedimento de mover a agulha de acordo com o padrão pré-estabelecido. Embora a infraestrutura seja assustadora, o resultado final foi um desenho criado com precisão matemática em um curto espaço de tempo, que exigiria um gênio da tatuagem com mão firme para ser feito.