Categorias

RoboCup 2014: Brasil perde para a Alemanha e China leva o troféu para casa

A RoboCup 2014 é uma competição de futebol-robô anual que reúne milhares de pessoas para promover a tecnologia robótica e coroar um “time” campeão. Neste ano, a competição foi realizada aqui no Brasil, em João Pessoa, durante a última semana.

Lançada em 1997, o objetivo da RoboCup é criar uma equipe de futebol robótica que consiga ganhar do vencedor da Copa do Mundo até 2050. Embora nenhuma das equipes atualmente esteja pronta para enfrentar jogadores de futebol humanos, elas ainda deram um show por aqui.

As equipes competiram em diferentes categorias, discriminadas por dimensão e construção dos robôs. Os humanoides são divididos em tamanhos de “criança, adolescente e adulto”, enquanto as outras divisões têm menos restrições.

 RoboCup-2014-15

E, revivendo um pouco da Copa do Mundo da Fifa, o Brasil levou mais uma goleada da Alemanha. Na RoboCup 2014, o time brasileiro perdeu para o alemão de 11 a 1, com o gol de honra marcado pela própria seleção alemã. A equipe brasileira era formada por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com alunos do Centro Universitário FEI. O time brasileiro já havia perdido três partidas e empatado uma.

A final ficou entre os Estados Unidos e a China. Com um gol, os pesquisadores chineses acabaram levando a taça para casa.

A RoboCup desse ano superou as expectativas já no segundo dia, com a quantidade de visitantes ultrapassando as 60 mil pessoas que estavam previstas.

A RoboCup 2014 começou em 19 de julho e terminou na última sexta-feira (25), com a realização de um simpósio. Equipes competidoras de 45 países participaram das disputas no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. Na Paraíba, o evento tem o apoio do Governo do Estado.

 

2014 RoboCup SPL Grande Final