Categorias

Robôs gigantes se enfrentam no Canadá

Ansioso para ver a batalha da MegaBots Inc? Aquilo será “fichinha” perto da luta de robôs gigantes que já aconteceu no Canadá em 29 de Julho…

As ruas de Ottawa foram invadidas por uma aranha mecânica de 40 toneladas e um dragão-robô que cospe fogo com 45 toneladas e os dois titãs duelaram, para delírio de 750 mil espectadores.

A batalha não trazia perigo nenhum e faz parte de uma performance teatral criada pelo grupo francês La Machine. Batizado de “O Espírito do Dragão-Cavalo, Com Asas Roubadas”, o espetáculo levou para as ruas a aranha Kumo, operada por 16 pessoas simultaneamente, e o dragão Long Ma, que pode trotar e sentar apesar de seus mais de dez metros de altura. Para seus idealizadores franceses, tamanho é documento: “quando nós fazemos coisas grandes, nós inspiramos emoções maiores no público, e você pode ver mais movimentos em uma máquina maior”.

Confira um registro da apresentação:

Essa foi a primeira vez que o grupo La Machinw se apresentou no continente e o evento durou quatro dias. Seus criadores orquestraram todos os movimentos, para que as máquinas gigantes conseguissem interagir com sinais de trânsito e marcos históricos em segurança e aumentar o sentido de imersão, como uma autêntica invasão. A batalha final entre os dois colossos foi decidida diante do Museu da Guerra do Canadá.

O grupo vem realizando essas intervenções urbanas desde 2008, combinando robótica, arte e espetáculo. “Essas máquinas oferecem uma visão incomum do teatro, lendo movimento como uma linguagem e o transformando em uma fonte de emoção”, explica o site oficial. “Os operadores, engenhos, animais e músicos de misturam, confrontam e sintonizam um com outro, assim criando imagens que mudam nossa relação com a cidade, subitamente transformada”, conclui.