Categorias

Rumor: empresa de robótica Boston Dynamics pode estar à venda

Aparentemente, robótica não é um ramo tão efervescente da indústria da tecnologia quanto se pensava e a Alphabet estaria interessada em vender a Boston Dynamics.

A empresa que fabrica robôs que se tornaram famosos foi adquirida pelo Google três anos atrás, mas sua falta de aplicação comercial pode não estar se adequando às novas estratégias da Alphabet.

De acordo com a Bloomberg, fontes internas afirmam que há estudos dentro da Alphabet para colocar a Boston Dynamics à venda. A Amazon e a Toyota já teriam se manifestado para fazer a aquisição. Se concretizada, a transferência da empresa pode representar um sério recuo da Alphabet do setor da robótica.

O primeiro relatório anual de faturamento da Alphabet indicava que o conglomerado de empresas tem a esmagadora maioria de sua receita vinda da publicidade, enquanto projetos mais arrojados como os de Inteligência Artificial e Robótica seriam responsáveis pela maior parte das despesas. Ainda segundo a Bloomberg, executivos da Alphabet estariam preocupados com o retorno financeiro dessas apostas e a aparente falta de aplicação comercial a curto prazo das pesquisas da Boston Dynamics teriam colocado a empresa na lista negra.

LS3-BostonDynamics_1

Recentemente, a criadora de robôs perdeu um contrato com as Forças Armadas americanas e esse revés também estaria pesando na decisão da Alphabet. A compra da Boston Dynamics em 2013 foi iniciativa de Andy Rubin, executivo influente do Google, um dos criadores do Android. Desde a saída de Rubin da empresa no final de 2014, a posição da Boston Dynamics dentro do conglomerado não tem sido a mesma e sua pesquisa não estaria se alinhando com a realizada por outras divisões de robótica na Alphabet.

Um dos interessados em arrematar a empresa, a Amazon, já investiu quase um bilhão de dólares em automação de seus centros de distribuição e armazéns e certamente encontraria aplicação para a tecnologia da Boston Dynamics. A Toyota, outra interessada na compra, também poderia aproveitar os resultados das pesquisas em seu parque industrial.

Até o momento, nenhum dos envolvidos nos rumores comentaram oficialmente sobre as afirmações da Bloomberg.