Categorias

Rumor: Google e Facebook estão pesquisando uso de satélites para fornecer acesso à internet

Não satisfeito com apenas oferecer acesso à internet de fibra óptica em algumas cidades, o Google está investigando o uso de satélites como uma forma de fornecer acesso à web. De acordo com fontes do site Information, o Facebook também estaria pesquisando a opção.

Entre as evidências que o artigo cita é a recente contratação do Google de Brian Holtz, que era diretor de tecnologia da O3b Networks, empresa que lançou satélites especiais para tentar transmitir sinais que alimentam novos serviços de Internet em países em desenvolvimento ao redor do mundo. O Google já tinha feito até mesmo um investimento financeiro na O3b e um de seus funcionários está no conselho da empresa.


Projeto de drones do Facebook

O Google também recentemente contratou Dave Bettinger, que passou 18 anos na empresa de satélites VT iDirect, que fornece banda larga de alta velocidade e outras formas de comunicação aos serviços militares e à indústria de petróleo e gás.

Já um representante da Boeing disse que não só o Google, mas também o Facebook, está “começando a mostrar um interesse mais amplo em tecnologias de satélites”.

Será que os projetos de drones e balões das gigantes serão substituído por satélites?