Categorias

Rumor: Google pode adotar o Swift para o ambiente Android

Segundo a revista The Next Web, o Google estaria considerando adotar o Swift, linguagem de programação criada pela Apple para o iOS, para o ambiente Android.

Fontes próximas ao assunto garantem que é forte o interesse dentro da empresa e que o Java continuaria sendo a linguagem primária da plataforma, inicialmente.

O fato da Apple ter tornado o Swift, uma evolução do Objective C, uma linguagem de código-aberto em Dezembro do ano passado teria atraído a atenção não apenas do Google, como também do Facebook e do Uber. A mudança no modelo de licenciamento permitiria ao Google adotar o Swift sem alterar sua própria estrutura móvel open source, garante a revista.

Embora o Swift tenha ganhado tração entre os desenvolvedores móveis, principalmente devido a uma série de facilidades que ela oferece, a adaptação do ecossistema Android para recebê-lo pode ser considerada uma tarefa hercúlea. O Google precisaria implementar um runtime para a linguagem, compatibilizar todas as suas bibliotecas padrões e oferecer suporte em APIs e SDKs. Sem considerar o fato que algumas APIs de baixo nível do Android estão escritas em C++, linguagem com a qual o Swift não se comunica.

A The Next Web destaca que a combinação entre Android e Swift não é impossível. Um desenvolvedor chamado Romain Goyet já teria obtido um certo sucesso nessa abordagem, antes mesmo da linguagem da Apple se tornar open source. Resta saber se o Google estaria mesmo motivado a realizar essa transição em larga escala.

Caso o rumor se concretize, o Swift pode se tornar uma linguagem universal para todas as plataformas móveis, o que facilitaria bastante a vida dos desenvolvedores e até mesmo os planos da Microsoft para fincar sua bandeira nesse universo, com uma solução unificada.