Categorias

Rumor: usuários do Facebook Messenger passarão a receber publicidade

Quando o Facebook anunciou que tinha planos para transformar o aplicativo Messenger em uma plataforma para interação com empresas e serviços, não se mencionou o envio de publicidade como “interação”.

Mas um documento vazado enviado pela empresa para seus principais parceiros publicitários revela que a divulgação de anúncios faz parte dessa mudança do Messenger.

Segundo o site Techcrunch que conseguiu acesso ao documento e confirmou sua autenticidade, empresas serão capazes de enviar anúncios para os usuários através do aplicativo desde que o usuário tenha interagido com a empresa anteriormente. O documento recomenda que as empresas incentivem os usuários a iniciarem conversações agora para que o envio de publicidade esteja habilitado depois.

O Facebook também teria criado um endereço encurtado exclusivo para anunciantes que, uma vez ativado, inicia automaticamente uma conversação entre o usuário e a empresa. Embora o Techcrunch tenha testado o link fb.com/msg/ e confirmado sua existência, no momento ele está indisponível.

Consultado sobre a veracidade do documento vazado, um porta-voz do Facebook limitou-se a informar que não se comenta sobre rumores ou especulações e que “nossa meta com o Messenger é criar uma experiência engajadora, de alta qualidade para 800 milhões de pessoas ao redor do mundo, e isso inclui assegurar que as pessoas não experimentem mensagens indesejadas de qualquer tipo”.