Categorias

Rumor: Yahoo pode ser posto à venda

De acordo com o The Wall Street Journal, o Yahoo estaria cogitando a possibilidade de colocar à venda toda a divisão de negócios de Internet da empresa e deixar de existir como o conhecemos.

A cúpula dos acionistas estaria conduzindo uma série de reuniões para decidir o futuro da empresa. Apesar dos esforços da CEO Marissa Mayer por anos para tentar mudar os rumos do Yahoo, os resultados não estariam agradando.

Atualmente, segundo analistas de mercado, os bens mais lucrativos do Yahoo são 15% das ações do Alibaba. Em 2005, o Yahoo comprou 40% de participação do Alibaba por US$ 1 bilhão. Foi a melhor aposta de empresa na década: o Alibaba cresceu astronomicamente no e-commerce oriental . Em setembro de 2012, o Alibaba conseguiu iniciar a recompra de seus direitos do Yahoo por US$ 7,6 bilhões e atualmente a empresa americana detém apenas 15% do gigante chinês.

Uma das hipóteses levantadas pela cúpula dos acionistas para salvar o Yahoo seria justamente a venda das ações restantes do Alibaba. Mas a ideia esbarra em entraves fiscais e enfraqueceria o valor de mercado do próprio Yahoo. A outra hipótese seria vender o Yahoo e guardar apenas as ações do Alibaba, mas isso representaria o fim do Yahoo, que passaria a ser apenas um holding de uma outra empresa.

O The Wall Street Journal afirma que não foi descartada tampouco a realização das duas alternativas: vender o Yahoo e vender as ações do Alibaba, liquidando a empresa e encerrando as atividades. O clima nas reuniões seria de total descrença com o futuro do Yahoo nas mãos de Marissa Mayer.