Categorias

Rússia aprova registro obrigatório de blogueiros

Enquanto nos Estados Unidos, governo e empresas debatem sobre o futuro da neutralidade da Internet, na Rússia, o governo engrossa o controle sobre o que é publicado online, tornando obrigatório o registro de blogueiros.

O presidente Vladimir Putin assinou ontem uma lei que especifica que qualquer site com mais de 3000 visitas diárias deve ser considerado um veículo de mídia, se registrar formalmente como tal e se tornar responsável por aquilo que publica. Pela nova lei, fica proibido o anonimato para blogueiros. Segundo especialistas, o objetivo é coibir os oposicionistas e monitorar qualquer comentário contrário ao governo.

A nova regra também determina que organizações e empresas que ofereçam plataformas para o funcionamento de sites com mais de 3000 visitas diárias devem armazenar em servidores localizados na Rússia um arquivo de seis meses sobre tudo o que foi publicado. Essa legislação afeta mecanismos de busca, redes sociais, fóruns e sistemas de CMS.

Recentemente, o governo russo foi acusado de assumir o comando da rede social mais popular do país e o próprio presidente Vladimir Putin revelou ser uma questão de segurança nacional ter o Estado exercendo vigilância sobre o conteúdo da Internet.