Categorias

Samsung cria caminhão “transparente”

Quem nunca tremeu na base durante uma ultrapassagem de um caminhão na estrada? A Samsung está preparada para tornar essa manobra muito mais segura.

O protótipo do caminhão “transparente” é viável e já está funcionando. A ideia coloca uma parede de quatro monitores na traseira do veículo que transmitem o que uma câmera sem fio captura na frente do caminhão.

Assim, o motorista que vem atrás tem uma visão plena do que está depois do caminhão e pode ultrapassar sem correr riscos. Confira o vídeo:

O projeto batizado de Safety Truck só depende agora da aprovação da legislação de trânsito de cada país onde pode ser adotada e da boa vontade das empresas de transporte rodoviário. Apesar do baixo custo da câmera, a instalação de quatro telas de alta tecnologia em toda uma frota é um investimento considerável.

No momento, a Samsung testou a solução em um veículo de sua frota de caminhões na Argentina, mas ele não está mais em circulação. A empresa aguarda a regulamentação da ideia. Segundo seu lema, esta não é uma tecnologia que muda vidas, mas uma tecnologia que salva vidas.