Categorias

Samsung entra no mercado de assistentes virtuais

O Google está investindo pesado em assistentes virtuais, seja com o Google Pixel ou com o Allo. Apple tem Siri. Microsoft tem Cortana. Amazon tem a Alexa. E agora Samsung tem Viv.

A gigante sul-coreana adquiriu a Viv Labs, empresa formada pelo mesmo time de desenvolvedores que criou a Siri original e que pretende revolucionar novamente o mercado de assistentes digitais.

O valor da compra não foi revelada, mas provavelmente o uso da Inteligência Artificial Viv será mais lucrativo para a Samsung a curto e médio prazo do que desenvolver do zero sua própria tecnologia para embutir na sua linha de smartphones de ponta. Na verdade, a empresa está chegando atrasada na competição e tanto Google quanto Apple já estão bastante adiantadas na oferta desse tipo de funcionalidade. Apesar da aquisição, a Viv Labs continuará operando de forma independente.

A assistente digital Viv deverá ser incorporada aos dispositivos móveis da linha Galaxy já a partir do ano que vem e logo em seguida será a vez da tecnologia aportar nos televisores inteligentes da empresa. Para Injong Rhee, CTO da Samsung, “nosso foco é realmente mais centrado nos dispositivos. Como nós podemos revolucionar a forma como usuários interagem com nossos dispositivos e utensílios domésticos?”. A resposta que já foi dada pelo mercado é uma só: assistentes autônomos.

Viv tem sido o projeto secreto de Dag Kittlaus e Adam Cheyer nos últimos quatro anos, depois de sua criação anterior, a Siri, ter sido vendido para a Apple em 2010. A meta dos desenvolvedores era cobrir as deficiências de sua primeira assistente digital e permitir uma maior integração com diversos serviços web. Ao contrário de Siri, Viv também foi projetada para ser uma plataforma aberta para a comunidade de desenvolvimento, o que deve facilitar ainda mais sua interoperabilidade com outros sistemas e plataformas.

Kittlaus, que também exerce o cargo de CEO da Viv Labs, está satisfeito com a aquisição: “a Samsung está visando se tornar um grande componente em software e serviços, e especificamente AI. (…) Em breve, vocês verão o grau de grande seriedade das intenções da Samsung. E, assim como nós, eles jogam para ganhar”.