Categorias

Samsung Gear VR é um Oculus Rift portátil para o Galaxy Note 4

Junto de um phablet chamado Galaxy Note 4, a Samsung está anunciando hoje um novo acessório que deve animar quem curte jogos: O Gear VR.

O Gear VR é um headset de realidade virtual alimentado pelo Note 4 e construido em parceria com a Oculus, fabricante do Oculus Rift. A empresa diz que o dispositivo estará disponível ainda neste ano por um preço não especificado.

O projeto usa um smartphone e lentes baratas para proporcionar uma experiência de realidade virtual 3D básica. Ele é bem parecido com o Oculus Rift em termos de design e aparência.

samsung-unpacked-gear-vr-2_2040_verge_super_wide

Vale dizer que o Gear VR usa o Note 4 e somente o Note 4. Ele não é compatível com qualquer outro smartphone, nem mesmo da Samsung. O phablet encaixa na frente do dispositivo e tem duas lentes que proporcionam o efeito 3D.

Há um trackpad e botão no lado direito do Gear VR, e um ajuste de foco na parte superior. Samsung diz que ele é compatível com controles Bluetooth, mas não existem modelos específicos para ele neste momento.

samsung-unpacked-gear-vr-5_2040_verge_super_wide

Usar o Gear VR é muito similar ao uso do Rift Oculus: é uma experiência totalmente imersiva que separa você do seu ambiente real. Mas ao contrário do Rift, não há fios segurando você no computador, assim você pode se mover livremente sobre e até andar pelo ambiente.

samsung-unpacked-gear-vr-14_2040_verge_super_wide

A realidade virtual teve um impulso significativo quando a Oculus revelou o Rift há dois anos atrás, e agora com a Samsung no jogo, o mercado está prestes a capturar o interesse de muitas outras pessoas.