Categorias

Samsung pede desculpas e afirma que irá compensar funcionários que contraíram doenças letais em suas fábricas

A Samsung pediu desculpas oficialmente pelas doenças e mortes de alguns funcionários de suas fábricas.

Em uma declaração pública, o CEO da Samsung Electronics, Kwon Oh-Hyun disse que “vários trabalhadores em nossas instalações de produção sofreram de leucemia e outras doenças incuráveis​​, que também levaram a algumas mortes”.

Kwon disse que a Samsung iria fazer a “compensação adequada para aqueles que foram afetados e suas famílias”, depois que grupos ativistas afirmaram que ambientes de trabalho perigosos resultaram em funcionários com doenças letais. “Nós deveríamos ter resolvido a questão mais cedo, e estamos com o coração profundamente partido que não conseguimos fazê-lo e expressamos nosso profundo pedido de desculpas”, acrescentou o executivo.

Samsung pede desculpas por não lidar com casos de doenças antes
Samsung pede desculpas por não lidar com casos de doenças antes

Hwang era um de vários funcionários que ficaram doentes depois de trabalhar em uma fábrica da Samsung: um documentário lançado no mês passado descobriu 56 casos de leucemia e outros tipos de câncer entre trabalhadores da empresa.

A Samsung está envolvida em uma polêmica de saúde em relação aos seus ambientes de trabalho desde 2011, quando um tribunal administrativo de Seul disse que havia uma grande probabilidade de Hwang Yu-Mi, que morreu de leucemia em 2007, ter contraído a doença depois de entrar em contato com produtos químicos perigosos em uma fábrica da gigante.