Categorias

Samsung quer criar internet rápida e barata vinda do espaço

Samsung é a mais recente candidata a entrar na corrida para enviar internet do espaço: A empresa apresentou uma proposta para lançar milhares de pequenos satélites que poderiam fornecer internet super rápida para bilhões de pessoas em todo o mundo.

Intitulada “Mobile Internet from the Heavens” (Internet Mobile dos céus), a proposta descreve um sistema que exige a implantação de 4.600 satélites da Terra de órbita baixa, abreviado para LEO em inglês.

O presidente da Samsung de pesquisas e desenvolvimento, Farooq Khan, foi quem propôs a ideia, dizendo que quer oferecer até um zetabyte de internet, capacidade suficiente para fornecer 200 GB de acesso por mês para cinco bilhões de usuários.

samsung-internet-no-espaco2

Em vez de transferir dados diretamente para smartphones, os satélites iriam se conectar com estações de base de telefonia celular ou pontos de acesso Wi-Fi, que por sua vez fornecem conectividade para dispositivos móveis.

samsung-internet-no-espaco

Mas parece que a ideia não irá acontecer por um bom tempo: A proposta pretende satisfazer as demandas de tráfego sem fio da década de 2020.

A Samsung não é a primeira empresa a introduzir planos para distribuir acesso à Internet em nível global: Gigantes da tecnologia como Google, Facebook, e SpaceX, do Elon Musk, também revelaram planos para fornecer acesso à Internet através de satélites, drones e (no caso do Google) balões.

Então nós vamos ter que esperar para ver quem ganha esta segunda corrida espacial.