Categorias

São Paulo estuda integrar Uber com Bilhete Único

Em uma hora, o Uber é alvo de protestos, fiscalização rígida e tentativas de proibição. Mas o tempo passa e agora a cidade de São Paulo já estuda integrar o serviço de motoristas privados com o Bilhete Único.

A iniciativa do prefeito Fernando Haddad (PT-SP) irá beneficiar também os motoristas de táxi e tem como objetivo reduzir o número de carros particulares nas ruas da cidade e desafogar o trânsito da capital.

Pela proposta, o usuário poderia utilizar créditos do sistema Bilhete Único para pagar corridas através do aplicativo do Uber ou dos aplicativos mais comuns de serviços de táxi. A regulamentação do modelo de pagamento está nas mãos de Ciro Bederman, diretor da SP Negócios, que vê uma série de vantagens no projeto: “Nada impede que o passageiro, no futuro, cadastre o Bilhete Único no aplicativo e tenha o desconto da viagem nele”.

Os responsáveis pelo aplicativo 99Taxis declararam em entrevista que aprovam a iniciativa como uma ideia “viável” para a cidade. Entretanto, o projeto terá que enfrentar a resistência da própria prefeitura, cuja proposta inicial de regulamentação do Uber previa que o serviço deveria rodar utilizando créditos municipais.