Seguranca
Categorias

Segurança: Adobe e Oracle lançam atualizações importantes enquanto Windows XP fica ainda mais inseguro

Enquanto a Adobe e a Oracle lançam atualizações importantes de segurança nesta terça-feira, usuários do Windows XP ficam ainda mais vulneráveis.

A Adobe publicou uma nova versão do Flash que corrige duas vulnerabilidades que foram descobertas depois do vazamento de dados do Hacking Team.A empresa recomenda que usuários atualizem o Flash Player para a versão 18.0.0.209.

A atualização chegou horas depois que a Mozilla resolveu boicotar o plugin em todas as versões do Firefox. Problemas constantes com o outrora popular plugin levaram  também o chefe de segurança digital do Facebook a pedir que a Adobe especifique uma data para a morte do Flash. Enquanto esse dia não chega, mantenha sua versão do plugin sempre atualizada no site oficial da Adobe.

A Oracle por sua vez consertou 193 problemas e vulnerabilidades de uma vez só em sua linha de produtos. Como não podia deixar de ser, o plugin do Java, outra fonte de dor de cabeça para os internautas, trouxe 25 correções sendo que 23 eram falhas de segurança que poderiam ser utilizadas por invasores.

A Oracle recomenda sempre que seus usuários e clientes mantenham seus produtos atualizados: “continuamos  a receber periodicamente informes de uso malicioso de vulnerabilidades para as quais a Oracle já lançou correções. Em alguns casos, foi relatado que os atacantes obtiveram sucesso porque os usuários falharam em aplicar correções disponíveis”.

Se ainda tem alguém por aí usando Windows XP (e as estatísticas provam que ainda são muitos), esses usuários estão agora mais vulneráveis do que antes. Embora o suporte para o sistema operacional tenha sido descontinuado pela Microsoft no ano passado, a empresa continuou produzindo atualizações para as ferramentas Security Essentials e Remoção de Software Malicioso por 16 meses.

Esse prazo estendido de suporte às ferramentas se encerrou ontem. Embora a Microsoft tenha deixado claro desde o início que somente o uso do Security Essentials e Remoção de Software Malicioso não seria uma garantia de segurança para o usuário do Windows XP, a partir de hoje, até estas ferramentas básicas estarão desatualizadas. A recomendação da empresa é que os usuários abandonem de vez o sistema operacional de 2001 e migrem para uma versão com suporte e atualizações.