Categorias

Setor de TI deverá apresentar crescimento de 8.8% em 2016

Quem trabalha com TI no Brasil tem bons motivos para acreditar que talvez o pior já tenha passado: a previsão é que o ano termine com um crescimento de 8.8% no setor.

O levantamento foi realizado pela consultoria Pyramid Research a pedido da Intel e da Cisco que desejavam analisar o cenário na região.

De acordo com o estudo, a maior vitória foi a explosão da computação na nuvem no Brasil. Projetos relacionados à nuvem apresentaram um crescimento de 27,5% em relação ao ano passado. A conclusão vai ao encontro de um outro relatório da Frost & Sullivan, que prevê um aumento de faturamento de US$328.8 milhões em 2013 para US$$1.1 bilhão em 2017 em desenvolvimento de nuvem no país.

Para Fábio de Paula, diretor do segmento de negócios da Intel Brasil, “as empresas estão cada vez mais enxergando valor na implementação de soluções e inovação, que impulsionam melhorias na produtividade e geram eficiência, competitividade e lucratividade”. Ainda segundo o executivo, “a nuvem é a tendência mais importante para um futuro inteligente e conectado e é a grande ruptura do mercado corporativo”.

Outras áreas como Big Data e análise, virtualização, infraestrutura e datacenters também ajudaram a manter o mercado aquecido esse ano e impulsionaram os resultados, segundo o relatório da Pyramid Research.