0 Compartilhamentos 154 Views

Simply Secure: Google e Dropbox criam projeto focado em segurança e privacidade

19 de setembro de 2014

Vivemos em tempos bem estranhos. Tempos em que, muitas vezes, temos a impressão de não sermos os verdadeiros proprietários de nossas informações, as quais são armazenadas e transitam por uma miríade de sistemas de terceiros, cada um com suas respectivas políticas de privacidade (ou não) e termos de utilização, cada um deles trabalhando de formas diferentes, nos tratando de formas diferentes e falhando, muitas vezes, miseravelmente, quando se trata da segurança e da privacidade.

Vivemos em tempos em que pessoas podem perder o acesso aos games que compraram simplesmente por não tomarem o devido cuidado enquanto assistem a partidas transmitidas via streaming (basicamente, claro – o usuário é sempre fator determinante para que o malware em questão obtenha sucesso no roubo ou não).

Aparentemente (e com razão), depois dos acontecimentos envolvendo Snowden e a NSA, o medo dos governos e das pessoas aumentou. Os termos “privacidade” e “segurança” parecem ter assumido outro ar, até, e pessoas que outrora não pensavam sequer em instalar uma boa solução de segurança em seus computadores passaram a olhar para tudo isto com mais cuidado.

Simply Secure

Aplicativos passaram a ser alvos de polêmicas, mesmo quando problemas são causados pelo mau uso. Hackers conseguem obter enormes quantidades de dados confidenciais e alardeiam seus feitos aos quatro ventos: logins de serviços usados por milhões de pessoas, informações médicas e fotografias de celebridades nuas, por exemplo.

E enquanto isso, também observamos pessoas bastante talentosas, que em outros tempos estiveram “do outro lado”, sendo contratadas por grandes empresas para ajudar a combater justamente aquilo no qual “trabalhavam”.

E percebemos também que até mesmo elementos aparentemente seguros e/ou inofensivos podem servir ao mal, de maneiras que chegam a soar como brincadeira. Segurança e privacidade representam assuntos e preocupações bastante em alta, nos dias de hoje. E justamente pensando nisso, grandes empresas se uniram para criar um projeto relacionado.

Simply Secure: Google, Dropbox e outros, unidos em prol da segurança e da privacidade

O Simply Secure é um projeto criado pelo Google e pelo Dropbox, principalmente, para ajudar a comunidade que trabalha com ferramentas opensource de segurança e de privacidade. O objetivo final da iniciativa, claro, é fazer com que as ferramentas de segurança se tornem mais fáceis, mais amigáveis, além de mais seguras, para o usuário final. Para aqueles que vão utilizá-las no dia a dia, digamos, no trabalho, em casa, em viagens.

Podemos estar falando de uma série de aplicativos e soluções, obviamente. Aplicativos de mensagem, ferramentas para criptografia, armazenamento, backup, e por aí vai. Ajudando os desenvolvedores, o Simply Secure consequentemente estará ajudando aqueles que usam as ferramentas por eles criadas e mantidas.

Data_SecurityO projeto pretende fornecer à comunidade de desenvolvimento opensource tanto ferramentas quanto informação, através de pesquisas e especialistas. Com isto em mente, é também interessante mencionar algumas outras organizações que fazem parte do projeto, ao lado do Google e do Dropbox:

  • University College London;
  • Open Technology Institute;
  • World Wide Web Consortium (W3C);

O Simply Secure representa uma emocionante oportunidade para reunir diversos grupos em busca de um objetivo importante: criar ferramentas de segurança e privacidade mais amigáveis. Esta abordagem aberta focada na comunidade é nova, e representa uma adaptação convincente do modelo de código aberto para o design de interação.

Segurança utilizável tem sido uma de minhas paixões pelos últimos dez anos, e eu estou emocionada por estar liderando tal iniciativa tão ampla e bem apoiada“, disse Sara Sinclair Brody, diretora do Simply Secure.

Vale lembrar que Sara Sinclair Brody possui ampla experiência na área, trabalhou como gerente de produto no Google (de 2013 a 2014), e ainda na gigante de Mountain View também trabalhou como gerente de produto associada, lidando com verificação em duas etapas e com o próprio sistema operacional Android.

Magnifying_GlassO Google e o Dropbox, como os principais envolvidos, fornecerão o suporte financeiro ao Simply Secure, e vale lembrar que o projeto conta também com o apoio e com a assessoria de vários profissionais de peso, como por exemplo Ben Laurie, cofundador da Apache Software Foundation, membro da equipe principal do Open SSL e engenheiro no Google, e Ian Goldberg, responsável pelo protocolo de criptografia OTR (Off-the-Record Messaging – para Instant messaging) e professor na University de Waterloo, no Canadá.

Dentre os objetivos do Simply Secure está a simplificação de ferramentas de segurança, de maneira tal que elas passem a ser utilizadas por mais pessoas. Torná-las mais fáceis de serem usadas, também, mais acessíveis, aumentando assim a segurança e a privacidade de cada vez mais usuários.

Meredith Whittaker e Ben Laurie, ambos do Google, também dizem acreditar que “as pessoas não deveriam ter de escolher entre segurança e facilidade de uso“. E isto geralmente ocorre, em algum momento da vida, para muitos usuários da web e/ou de computadores, além de dispositivos móveis.

Muitas vezes, devido a problemas com soluções de segurança, alguém pode deixar de utilizá-las e, então, se expor a riscos que seriam desnecessários. Pode ser devido a uma interface de usuário complexa ou confusa demais, ou a um software cuja finalidade não seja explícita. Ou até mesmo produtos que acabam fazendo com que o usuário perca tempo demais ao instalá-los e configurá-los.

A diretora do Simply Secure também afirmou que o projeto trabalhará em auditorias públicas de códigos e interfaces. O projeto, ao longo dos próximos meses, também irá colaborar com vários desenvolvedores, pesquisadores e designers ligados ao mundo do desenvolvimento opensource.

O compartilhamento das informações e das pesquisas também faz parte das intenções do pessoal do Simply Secure, os quais pretendem trabalhar de uma maneira bastante aberta:

…vamos compartilhar publicamente nosso conhecimento e metodologias de desenvolvimento. Com o tempo, isto vai criar um corpo de recursos da comunidade que permitirá que todos os projetos nesta área se tornem mais utilizáveis e mais seguros“, disse Sara Sinclair Brody.

Estamos vendo o nascimento de um projeto muito interessante. Interessados em dele participar, aliás, já podem entrar em contato, desde simples usuários até desenvolvedores, incluindo também designers interessados em tornar a experiência dos usuários mais interessante e simplificada e pesquisadores.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (17/01)
Notícias
8 visualizações
Notícias
8 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (17/01)

Carlos L. A. da Silva - 17 de janeiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Dez habilidades essenciais para desenvolvedores em 2020
Artigos
9 visualizações
Artigos
9 visualizações

Dez habilidades essenciais para desenvolvedores em 2020

Carlos L. A. da Silva - 16 de janeiro de 2020

Amplie e aperfeiçoe seu arsenal de conhecimento com essas competências fundamentais.

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/01)
Notícias
19 visualizações
Notícias
19 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/01)

Carlos L. A. da Silva - 10 de janeiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Mais publicações

A IA do Google derrubou o câncer de mama? Não exatamente
Artigos
19 visualizações
19 visualizações

A IA do Google derrubou o câncer de mama? Não exatamente

Carlos L. A. da Silva - 10 de janeiro de 2020
Mudanças no YouTube para conteúdo infantil já estão valendo
Notícias
19 visualizações
19 visualizações

Mudanças no YouTube para conteúdo infantil já estão valendo

Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2020
Frameworks de servidor HTTP para Dart
Artigos
32 visualizações
32 visualizações

Frameworks de servidor HTTP para Dart

Carlos L. A. da Silva - 6 de janeiro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (03/01)
Notícias
20 visualizações
20 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (03/01)

Carlos L. A. da Silva - 3 de janeiro de 2020