Simply Secure
Categorias

Simply Secure: Google e Dropbox criam projeto focado em segurança e privacidade

Vivemos em tempos bem estranhos. Tempos em que, muitas vezes, temos a impressão de não sermos os verdadeiros proprietários de nossas informações, as quais são armazenadas e transitam por uma miríade de sistemas de terceiros, cada um com suas respectivas políticas de privacidade (ou não) e termos de utilização, cada um deles trabalhando de formas diferentes, nos tratando de formas diferentes e falhando, muitas vezes, miseravelmente, quando se trata da segurança e da privacidade.

Vivemos em tempos em que pessoas podem perder o acesso aos games que compraram simplesmente por não tomarem o devido cuidado enquanto assistem a partidas transmitidas via streaming (basicamente, claro – o usuário é sempre fator determinante para que o malware em questão obtenha sucesso no roubo ou não).

Aparentemente (e com razão), depois dos acontecimentos envolvendo Snowden e a NSA, o medo dos governos e das pessoas aumentou. Os termos “privacidade” e “segurança” parecem ter assumido outro ar, até, e pessoas que outrora não pensavam sequer em instalar uma boa solução de segurança em seus computadores passaram a olhar para tudo isto com mais cuidado.

Simply Secure

Aplicativos passaram a ser alvos de polêmicas, mesmo quando problemas são causados pelo mau uso. Hackers conseguem obter enormes quantidades de dados confidenciais e alardeiam seus feitos aos quatro ventos: logins de serviços usados por milhões de pessoas, informações médicas e fotografias de celebridades nuas, por exemplo.

E enquanto isso, também observamos pessoas bastante talentosas, que em outros tempos estiveram “do outro lado”, sendo contratadas por grandes empresas para ajudar a combater justamente aquilo no qual “trabalhavam”.

E percebemos também que até mesmo elementos aparentemente seguros e/ou inofensivos podem servir ao mal, de maneiras que chegam a soar como brincadeira. Segurança e privacidade representam assuntos e preocupações bastante em alta, nos dias de hoje. E justamente pensando nisso, grandes empresas se uniram para criar um projeto relacionado.

Simply Secure: Google, Dropbox e outros, unidos em prol da segurança e da privacidade

O Simply Secure é um projeto criado pelo Google e pelo Dropbox, principalmente, para ajudar a comunidade que trabalha com ferramentas opensource de segurança e de privacidade. O objetivo final da iniciativa, claro, é fazer com que as ferramentas de segurança se tornem mais fáceis, mais amigáveis, além de mais seguras, para o usuário final. Para aqueles que vão utilizá-las no dia a dia, digamos, no trabalho, em casa, em viagens.

Podemos estar falando de uma série de aplicativos e soluções, obviamente. Aplicativos de mensagem, ferramentas para criptografia, armazenamento, backup, e por aí vai. Ajudando os desenvolvedores, o Simply Secure consequentemente estará ajudando aqueles que usam as ferramentas por eles criadas e mantidas.

Data_SecurityO projeto pretende fornecer à comunidade de desenvolvimento opensource tanto ferramentas quanto informação, através de pesquisas e especialistas. Com isto em mente, é também interessante mencionar algumas outras organizações que fazem parte do projeto, ao lado do Google e do Dropbox:

  • University College London;
  • Open Technology Institute;
  • World Wide Web Consortium (W3C);

O Simply Secure representa uma emocionante oportunidade para reunir diversos grupos em busca de um objetivo importante: criar ferramentas de segurança e privacidade mais amigáveis. Esta abordagem aberta focada na comunidade é nova, e representa uma adaptação convincente do modelo de código aberto para o design de interação.

Segurança utilizável tem sido uma de minhas paixões pelos últimos dez anos, e eu estou emocionada por estar liderando tal iniciativa tão ampla e bem apoiada“, disse Sara Sinclair Brody, diretora do Simply Secure.

Vale lembrar que Sara Sinclair Brody possui ampla experiência na área, trabalhou como gerente de produto no Google (de 2013 a 2014), e ainda na gigante de Mountain View também trabalhou como gerente de produto associada, lidando com verificação em duas etapas e com o próprio sistema operacional Android.

Magnifying_GlassO Google e o Dropbox, como os principais envolvidos, fornecerão o suporte financeiro ao Simply Secure, e vale lembrar que o projeto conta também com o apoio e com a assessoria de vários profissionais de peso, como por exemplo Ben Laurie, cofundador da Apache Software Foundation, membro da equipe principal do Open SSL e engenheiro no Google, e Ian Goldberg, responsável pelo protocolo de criptografia OTR (Off-the-Record Messaging – para Instant messaging) e professor na University de Waterloo, no Canadá.

Dentre os objetivos do Simply Secure está a simplificação de ferramentas de segurança, de maneira tal que elas passem a ser utilizadas por mais pessoas. Torná-las mais fáceis de serem usadas, também, mais acessíveis, aumentando assim a segurança e a privacidade de cada vez mais usuários.

Meredith Whittaker e Ben Laurie, ambos do Google, também dizem acreditar que “as pessoas não deveriam ter de escolher entre segurança e facilidade de uso“. E isto geralmente ocorre, em algum momento da vida, para muitos usuários da web e/ou de computadores, além de dispositivos móveis.

Muitas vezes, devido a problemas com soluções de segurança, alguém pode deixar de utilizá-las e, então, se expor a riscos que seriam desnecessários. Pode ser devido a uma interface de usuário complexa ou confusa demais, ou a um software cuja finalidade não seja explícita. Ou até mesmo produtos que acabam fazendo com que o usuário perca tempo demais ao instalá-los e configurá-los.

A diretora do Simply Secure também afirmou que o projeto trabalhará em auditorias públicas de códigos e interfaces. O projeto, ao longo dos próximos meses, também irá colaborar com vários desenvolvedores, pesquisadores e designers ligados ao mundo do desenvolvimento opensource.

O compartilhamento das informações e das pesquisas também faz parte das intenções do pessoal do Simply Secure, os quais pretendem trabalhar de uma maneira bastante aberta:

…vamos compartilhar publicamente nosso conhecimento e metodologias de desenvolvimento. Com o tempo, isto vai criar um corpo de recursos da comunidade que permitirá que todos os projetos nesta área se tornem mais utilizáveis e mais seguros“, disse Sara Sinclair Brody.

Estamos vendo o nascimento de um projeto muito interessante. Interessados em dele participar, aliás, já podem entrar em contato, desde simples usuários até desenvolvedores, incluindo também designers interessados em tornar a experiência dos usuários mais interessante e simplificada e pesquisadores.