Categorias

Sistema de telepresença chega ao mercado nacional

Um sistema que permite a realização de reuniões com pessoas que estão distantes como se elas estivessem realmente presentes no local começará a ser comercializado no Brasil. A telepresença, tecnologia que combina áudio e vídeo através de uma rede de protocolo de internet (IP), proporciona uma experiência realista ao reproduzir em tamanho real a imagem de pessoas que estão distantes, mas participando de forma virtual de uma reunião.

Além do tamanho, as imagens também são ambientadas para que a pessoa realmente pareça fazer parte do lugar –- ela aparece sentada na mesa de reunião do grupo, por exemplo, e sua voz é direcionada, deixando a interação mais realista. O sistema funciona em uma sala na qual é instalado um ramal. Quando é completada uma ligação para esse aparelho de telefone, ele é identificado de maneira automática e a transmissão começa. A sala também é equipada com câmeras de alta definição, que funcionam sem interferência do usuário.

O produto será disponibilizado no Brasil pela operadora Embratel, com sistema da empresa de tecnologia Cisco, e estará disponível aos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro até o final deste ano. Não foi divulgado preço do equipamento; segundo os fabricantes, ele varia de acordo com as necessidades e a estrutura de cada empresa.

Com informações de G1.