Categorias

Site da Samarco sofre tentativa de hacking

Nesta noite de quinta-feira, o site da empresa de mineração Samarco sofreu uma tentativa de hacking pelo coletivo denominado ProtoWave.

O grupo alterou scripts nos sistemas da área institucional da Samarco e inseriu uma página HTML modificada na raiz do servidor, em protesto contra a participação da empresa no desastre ambiental em Mariana.

A página adulterada não pode ser acessada por meios normais pelos visitantes, mas até o fechamento desta notícia estava disponível em https://www1.samarco.com/index.html. No código-fonte da página, o responsável pelo ataque se identifica como “coolmemes1993″ e manda uma saudação para outros integrantes do ProtoWave, identificados como fiat., brianposix, rslut, h34v3n e m4j3st1c e Fayzor (que teriam ajudado na invasão).

samarco

A mensagem oculta do atacante termina com a frase “ We are ProtoWave Enterprises Internazionale” e informa dados de login e senha de um funcionário da Samarco, que teriam sido utilizados durante o ataque e conclamando que outros também tentem.