Categorias

Site MySpace já abocanha mercado do Orkut

Audiência do MySpace cresce no Brasil, país ainda dominado pela rede social do Google. Especialista em internet afirma que essa será uma ‘briga boa’.

A popularização dos sites de relacionamento teve início no Brasil no primeiro semestre de 2004, quando os internautas locais começaram a se cadastrar no Orkut. Durante mais de dois anos, a rede social do Google reinou soberana por aqui, até que os usuários brasileiros começaram a prestar atenção em alternativas de sucesso lá fora. Foi por causa dessa curiosidade que, em novembro de 2006, o MySpace entrou para a lista de sites de comunidade mais populares do país.

Esse ranking elaborado pelo Ibope//NetRatings considera apenas o acesso de usuários da internet residencial, excluindo empresas, telecentros e LAN houses — além do Orkut e MySpace, as únicas páginas de comunidade listadas são aquelas de grandes portais brasileiros. Segundo a medição, em novembro do ano passado o MySpace teve 450 mil usuários no Brasil e, até março de 2007, esse número subiu para 487 mil.

“Os sites de comunidade estão explodindo no mundo inteiro. O MySpace, que já era muito forte no exterior, se beneficiou de sua massa crítica e começou a chamar atenção dos brasileiros. Essa página tem musculatura para se popularizar por aqui, será uma briga boa”, disse ao G1 Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência.

Apesar do crescimento do MySpace, ainda deve demorar para que essa rede social chegue ao patamar do Orkut no Brasil. Em março, diz o Ibope//NetRatings, o site do Google teve o acesso de 10,7 milhões de internautas únicos residenciais. A página Alexa, que registra a popularidade dos sites em todo o mundo, indica que o Orkut é o endereço mais popular do Brasil, e o MySpace fica em 34º. Nos EUA, a situação se inverte: o MySpace aparece em terceiro, enquanto o Orkut cai para a 31ª posição.

Funcionalidades

Criado em meados de 2003, o MySpace — que hoje pertence ao conglomerado de mídia News Corporation — caiu no gosto dos usuários ligados ao universo musical. Isso porque a página permite que os internautas disponibilizem em seus “perfis musicais” arquivos no formato MP3 que podem ser ouvidos gratuitamente ou também vendidos on-line (a banda Cansei de Ser Sexy é uma das alternativas que aparecem por lá).

Antes de os vídeos on-line chegarem ao Orkut — site que vem adicionando diversas novas funções nos últimos meses –, essa alternativa já estava disponível no MySpace. Além disso, esse site tem espaço para notícias, filmes (espécie de ‘páginas oficiais’ das produções), comunicador instantâneo (como o Google Talk, do Orkut), blogs, fóruns de discussão e classificados, entre outras alternativas. Para se cadastrar, não é necessário ser convidado por outro internauta.

Se o MySpace vai realmente pegar por aqui, ainda não dá para saber — como disse Coutinho, “a briga é boa”. Mas, como mostra a curta história da internet, o “líder da vez” nunca deve ficar muito confiante em relação a sua posição de destaque. “O Orkut tem a vantagem de ter conquistado o público primeiro, mas, como a internet é baseada em um sistema aberto, não existe vantagem irreversível”, afirmou Coutinho. É esperar para ver.

Com informações de G1.