Categorias

Site usa voz de internauta em buscas on-line

A Powerset, uma empresa iniciante que tem o objetivo de realizar buscas on-line com o uso da voz em vez de palavras-chave, abriu seu site nesta semana para o público testar a nova tecnologia. A companhia quer dar um passo à frente da atual geração de serviços de pesquisa, como os provedores já estabelecidos Google, líder do mercado, e Yahoo, que tem o segundo lugar no setor.

A empresa de apenas dois anos licenciou a tecnologia de processador natural de linguagem, desenvolvida em três décadas no lendário centro de pesquisa Xerox, no Vale do Silício, para criar serviços de pesquisas para o consumidor.

A finalidade da pesquisa por linguagem natural está no foco do debate clássico sobre inteligência artificial e se computadores são capazes de entender a fala humana.

Um analista disse que ainda é cedo para dizer se a aposta da Powerset em atrair o público a usar esse novo sistema de busca terá sucesso, em parte pela preguiça de muitos usuários: eles querem respostas imediatas em vez de realizar uma pesquisa em várias etapas.

Com informações de G1.