Categorias

Sites de pirataria conseguem US$ 70 milhões por ano com instalação de malware

Um estudo encomendado pela organização “Digital Citizens Alliance” à empresa de monitoramento e segurança RiskIQ chegou à conclusão de que os sites de pirataria conseguem arrecadar 70 milhões de dólares por ano apenas com a instalação de malware nos computadores dos visitantes (o relatório completo pode ser encontrado neste link).

O estudo levou em consideração cerca de 800 websites distribuidores de filmes e séries piratas, sendo que segundo a empresa, um em cada três deles continha malwares potencialmente perigosos.

De acordo com o relatório fornecido pela RiskIQ, sites de torrent são os que oferecem maiores riscos aos usuários, até mesmo porque grande parte deles utiliza redes de afiliados e anúncios para a entrega do conteúdo malicioso.

malware

Foi também detectado um alto índice de sites de pirataria nos quais downloads são iniciados sem o conhecimento e/ou consentimento do usuário.

Este tipo de ocorrência (os chamados drive-by downloads) pode até mesmo acontecer mediante autorização do usuário, entretanto. Acontece que muitas vezes este não possui os conhecimentos mínimos necessários para detectar tentativas de fraude e demais problemas e brechas de segurança, clicando em tudo o que vê pela frente, por exemplo (e, sim, muitas vezes há também uma altíssima dose de descuido).

Os cibercriminosos utilizam os malwares para, por exemplo, roubar informações financeiras e identidades, dados que posteriormente podem ser revendidos nos submundos da internet.

Ataques que utilizam ransomwares também são bem frequentes, e a falta de conhecimento por parte dos usuários, bem como o descuido, ajudam a criar brechas que sempre são exploradas pelos criminosos.