Categorias

Sites permitem criação de games domésticos

Empresas de jogos apostam no desenvolvimento de conteúdo pelos usuários. Há opções mais simples, para personalização, e até possibilidade de criar novo design.

Aproveitando a popularidade dos conteúdos gerados pelos usuários, algumas companhias criaram sites que permitem a pessoas sem conhecimentos técnicos desenvolverem seus próprios games. Páginas como o MyGame fornecem ferramentas de personalização e programação simples, para que aqueles sem experiência nessa área possam criar sua própria diversão.

Os usuários podem personalizar jogos no MyGame em questão de minutos, utilizando um computador residencial comum –- aqueles com mais habilidades, porém, podem passar dias ou semanas criando um jogo, dependendo de sua complexidade.

Segundo o site de tecnologia “Tecnology Review”, a Reflexive Entertainment, companhia de videogames da Califórnia, já obteve bastante sucesso na área. Em 2004, a empresa lançou um jogo disponível para ser baixado na web chamado Big Kahuna Reef, incluindo ferramentas para que os jogadores pudessem criar suas próprias fases. Sua popularidade gerou uma seqüência, que teve 700 níveis criados pelos usuários. O lançamento mais recente da empresa, Ricochet Infinity, tenta encorajar mais jogadores a participar das criações.

Mais usuários

Ulrich Tausend, estudante de sociologia na Universidade de Munique e fundador da empresa de games Neodelight, afirma que o conteúdo gerado pelos usuários está chamando a atenção da indústria de desenvolvimento de games por atrair mais jogadores. O desafio de fornecer esse tipo de jogo, para ele, é que as empresas devem ter ferramentas fáceis de serem utilizadas, mas potentes o suficiente para deixar as pessoas se expressarem.

O MyGame resolve esses problemas ao deixar os usuários se envolverem na criação dos jogos em vários estágios. Novatos podem personalizar jogos já existentes com fotos; aqueles com habilidades mais avançadas podem criar novos jogos do zero e abrigá-los no site da empresa. Os designers de jogos populares podem dividir com a companhia 40% da renda com publicidade gerada por seus games.

Para criar um, no caso dos jogos mais simples, basta fazer um cadastro gratuito, escolher o jogo, colocar a foto escolhida, fazer ajustes e disponibilizar o game para outros jogadores. A maior parte dos games produzidos é fácil de aprender e pode ser jogada em um tempo relativamente curto — em geral, são bem simples e não precisam sequer ser baixados no computador.

Mitchel Resnick, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês), liderou uma equipe que criou outro site do tipo: o Scratch (é possível fazer o download para Windows ou para Mac). Apesar da ferramenta ter sido criada para crianças, ele afirma que cerca de 40% dos usuários são adultos. O site é desenhado para encorajar os usuários a trocar experiências e colaborar, juntando pessoas de idades e grupos diferentes para criar games únicos.

Sua utilização demanda um pouco mais de paciência, por ser necessário fazer o download da ferramenta para a criação dos jogos — o que é compensado pela possibilidade de compartilhar os projetos on-line. Mesmo com internet rápida, o software demora bastante para ser baixado.

Com informações de G1.