Categorias

Skype não suporta IPv6: E agora, Microsoft?

Cadê o IPv6 no Skype, Microsoft?
Com a aposentadoria definitiva do Windows Live Messenger, uma avalanche de usuários vai passar a depender do Skype como plataforma de comunicação. E eles irão esbarrar em um problema: o Skype não funciona com o protocolo IPv6.

A Microsoft já aderiu ao novo protocolo de rede, oferecendo suporte integral no Windows 8: o mais recente sistema operacional até escolhe usar IPv6 ao invés do IPv4 se as duas opções estiverem disponíveis na mesma rede. Ainda que a adesão ao IPv6 ainda esteja na cifra de 2% dos usuários, a mudança é inevitável.

Entretanto, quase seis meses depois do Dia Internacional do IPv6, o Skype ainda não suporta a funcionalidade. E tem servido como uma barreira para a disseminação do protocolo. Respondendo por cerca de um terço das chamadas internacionais em todo o mundo, o Skype tem sido usado como justificativa para várias empresas não aderirem ao novo protocolo.

Dan York, Senior Content Strategist da Internet Society reclama que muitos associados não mudam para o IPv6 por causa do Skype. Outros chegam a perguntar: “Skype não funciona com o IPv6 então porque eu devo me importar?”.

A Microsoft não tem nenhuma previsão para implantar o suporte ao IPv6 no Skype. Em contrapartida, Lync 2013, a nova versão do servidor de colaboração empresarial da Microsoft, já está em fase beta e traz suporte ao novo protocolo além de integração com o Skype.