Categorias

Smartphone Ubuntu não deve alcançar meta de crowdfunding

O Edge, um smartphone que roda a edição móvel do popular sistema operacional para desktop Ubuntu, só será feito se os futuros usuários conseguirem juntar 32 milhões de dólares através do site de crowdfunding Indiegogo. Com um prazo de 30 dias, a campanha precisa em média de mais de US$ 1 milhão por dia, e depois de um grande impulso inicial, as coisas não parecem boas para o sistema. 

Após serem coletados mais de 3 milhões nas primeiras 24 horas, quantidade bem acima da taxa necessária, as doações diminuíram drasticamente: a empresa teve uma grande queda de 84% depois das duas primeiras semanas de campanha e vem caindo cada vez mais.

Smartphone com Ubuntu pode não ser feito
Smartphone com Ubuntu pode não ser feito

Os números alcançados pela Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu e o projeto Edge, são bastante impressionantes para os padrões normais de crowdfunding via internet. O problema é que, como a empresa admite, a menos que o objetivo total seja alcançado, o Ubuntu Edge simplesmente não será feito. A empresa vai continuar com seus planos de levar o Ubuntu para smartphones e tablets, no entanto, o cenário ideal de ter hardware e software projetados juntos parece estar desaparecendo rapidamente.

Muitos projetos de crowdfunding costumam atingir seu objetivo nas últimas horas, mas a grande meta da Canonical poderia ser simplesmente grande demais.

Se tudo der certo, o Ubuntu Edge será um smartphone de 4,5 polegadas com um processador multi-core, 4 GB de RAM e um armazenamento de 128GB. O aparelho teria ainda suporte para Android e claro, Ubunto Linux.